Conecte-se conosco

Sociedade

Que a força esteja com você – Hoje é dia de celebrar o ‘Star Wars day’

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

O Dia de Star Wars (Star Wars Day, em inglês) é comemorado mundialmente em 4 de maio.

Esta data foi criada pelos fãs da série para homenagear toda a cultura dos filmes icônicos do universo de Star Wars.

Lançado pela primeira vez em 1977 (Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança), o sucesso dos filmes da série criada por George Lucas é inacreditável, configurando-se como um maiores êxitos da cultura pop contemporânea.

A partir dos filmes, surgiram diversos outros produtos baseados em Star Wars, como desenhos animados, séries televisivas, brinquedos e etc.

A força está dentro de você.
Nave Milleniun Falcon – icone pop para além da série

Origem do Dia de Star Wars

A escolha da data 4 de maio como Star Wars Day faz referência à um trocadilho com uma das frases mais conhecidas da série: May the force be with you (“Que a força esteja com você”, em português).

Em inglês, os fãs adaptaram está frase para “May the Fourth be with you”, que na tradução para o português seria o equivalente a “Que o Quatro de Maio esteja com você”.

Oficialmente, as primeiras celebrações do Dia de Star Wars começaram em 2011, na cidade de Toronto, no Canadá. A partir de então, fãs da série de todo o mundo começaram a celebrar esta data, juntamente com o dia 25 de maio, data do lançamento do primeiro filme.

Darth Vader, nascido como Anakin Skywalker, é um dos personagens centrais da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas), tendo sido um dos protagonistas, juntamente com Obi-Wan Kenobi, da trilogia prequel (mas se tornando o vilão secundário no terceiro filme após a morte do General Grievous), um dos antagonistas principais da trilogia original ao lado do Imperador Palpatine (porém acaba se redimindo no final), e um anti-herói póstumo na trilogia de sequência, sendo que suas ações ainda afetam o universo de Star Wars, sendo para o bem ou para o mal, principalmente quando se trata de seu neto, Ben Solo, o Kylo Ren, que tem por Vader uma admiração cega, e deseja mais do que tudo ser como ele (e até superá-lo).

Star Wars Day não foi criado pela LucasFilm (empresa que produz a franquia Star Wars), mas a iniciativa dos fãs acabou por ser totalmente abraçada pela companhia, que promove algumas atividades para os fãs em comemoração.

Assista primeiro trailer de Guerra nas Estrelas, exibidos nos cinemas mundiais em 1977

com agências /calendarr / divulgação Disney

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sociedade

Sebastião Salgado ganha “Nobel das artes”

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

Praemium Imperiale do Japão, considerado o “Nobel das artes”

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, famoso por suas intensas fotos em preto e branco, é um dos ganhadores deste ano do Praemium Imperiale do Japão, considerado o “Nobel das artes”. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14/09) em Berlim pelo ex-presidente do Instituto Goethe e conselheiro da Associação Japonesa de Arte Klaus-Dieter Lehmann.

Cada laureado vai receber 15 milhões de ienes (R$ 712 mil), durante uma cerimônia tradicionalmente realizada em outubro em Tóquio pelo príncipe Hitachi, irmão mais novo do imperador japonês, Akihito. Devido à pandemia, a cerimônia deste ano foi cancelada.

Salgado, de 77 anos, foi distinguido na categoria pintura pelas imagens em que retrata “com grande sentido estético o estado dos mais pobres e a degradação do meio ambiente”. Seu último projeto, “Amazônia”, mostra a exploração do ecossistema amazônico e da vida de seus povos indígenas durante sete anos.

Foram agraciados ainda o escultor americano James Turrell, que usa o espaço e a luz como meio de expressão, o arquiteto australiano Glenn Murcutt, conhecido por suas casas modernistas se integrando ao ambiente rural, e o virtuoso violoncelista americano Yo-Yo Ma.

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16