Conecte-se conosco

Porto Seguro

Os segredos de Nossa Senhora da Pena

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

A festa de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro, é um evento anual realizada na cidade de 29 de agosto à 8 de setembro. O evento religioso conta com diversas atrações em homenagem à Santa, esta que será divulgada em breve pela paróquia.

No entanto, muitos esquecem o real significado do porquê desta data e o que Nossa senhora da Pena representa.

A Nossa Senhora da Pena teve seu título ainda na época do renascimento. Ainda nessa época, artistas pediam proteção e inspiração à Virgem Maria, por esta razão é representada com uma pena na mão direita e um livro na mão esquerda, já o manto azul significa que está no céu e de lá intercede por aqueles que lhe pedem inspiração.

Já no Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Pena recebeu outro significado. A “Pena” tomou a representação jurídico de “castigo”, ao qual um escravo seria submetido, se não tivesse alcançado a ajuda de Nossa Senhora da Pena.

A despeito de milagres e aparições, podemos dizer que há duas situações que se destacam. A primeira é de um escravo que perdeu uma vaca e já cansado de procurar pela mesma, rogou pela Nossa Senhora, que apareceu em cima de um monte e indicou onde estava o animal, as descrições se encaixavam em Nossa Senhora da Pena. Já a outra, é aparição de uma volumosa fonte de água cristalina em tempos difíceis da construção de uma igreja em homenagem à Santa.

A Matriz de Nossa Senhora da Pena, em Porto Seguro-BA, começou a ser construída em 1730, mas já estava em ruínas antes de ser concluída. Em 1773, as obras são retomadas pelo Ouvidor Xavier Monteiro que fez questão de um bom risco, mais elaborado que o da matriz anterior. A torre apresenta terminação piramidal revestida em louça. É a única da Bahia que tem dois vãos sineiros. A Matriz ainda conserva o antigo púlpito em madeira e imaginária dos séculos XVIII e XIX. Tudo indica que os altares com arquivoltas foram reaproveitados da matriz de 1730 acrescentando-se a eles coroamentos em estilo rococó. No altar-mor, encontra-se uma imagem de São Francisco de Assis do século XVI, a mais antiga do Brasil. / Marcia Rosa

Em um comunicado, a paróquia da igreja da Nossa Senhora da Pena diz que “Será mais um ano com uma belíssima e abençoada celebração onde nos reuniremos para festejar e clamar à nossa eterna Mãe.” E também que em breve divulgará a programação da festa.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Porto Seguro

ABEC organiza arrecadação de livros

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

A Associação Baiana de Empreendedorismo Cultural (Abec) está organizando a arrecadação de livros para o projeto. Os livros arrecadados, sejam didáticos ou para leitura são recolhidos pela própria instituição – por meio de seus voluntários, mas também podem ser entregues na sede da Abec.

Para chamar a atenção para o projeto, a Abec tem divulgado um áudio, criado por sua equipe, para que chegue grupos de gestores de educação de cada município, sendo usado como ferramenta o whatsapp.

Destinação

O coordenador de projeto e secretário da Abec, Antonio Carlos de Souza Filho informou que cerca de 90% dos materiais recolhidos vão para a reciclagem e servirão de sustentabilidade para os projetos da Abec, sendo uma parcela destinadas as despesas com funcionários, translado, bem como manutenção do veículo da associação.

Divulgação

“O restante (10%) é destinado a criação de uma biblioteca para os alunos dos projetos da instituição, haja vista, ter sido detectado que muitos beneficiados dos projetos, não sabem ler e escrever corretamente”, ressaltou, salientando que qualquer pessoa pode doar, bem como escolas públicas, municipais e estaduais da Costa do Descobrimento.

O endereço da Abec é Rua José Ribeiro de Almeida, 1 – II Etapa – Parque Ecológico João Carlos, em Porto Seguro. Mais informações pelo (73) 99950-7048

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16