Conecte-se conosco

Porto Seguro

Construção das diretrizes da Educação Escolar Indígena é discutida com diferentes etnias, em Santa Cruz Cabrália

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até quinta-feira (8), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o III Seminário para Construção das Diretrizes da Educação Escolar Indígena. O evento, que terá duração de quatro dias, no Hotel Vale Verde, na aldeia indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, é promovido de forma presencial seguindo todos os cuidados necessários, de acordo com os decretos epidemiológicos do Estado da Bahia. As diretrizes servirão para direcionar as práticas educacionais nas escolas indígenas estaduais e municipais.

A coordenadora da Educação Escolar Indígena da Bahia, Adenilza Kiriri, falou da importância do evento. “Este seminário é um momento histórico na história da Educação Escolar Indígena da Bahia devido a discussão sobre os direitos indígenas educacionais; direitos à carreira profissional indígena com salário de valorização e reconhecimentos funcionais; elaboração e sistematização de questões pedagógicas, infraestrutura e direitos institucionais; e valorização e reconhecimento de uma educação intercultural indígena para os povos na Bahia”, comentou.

Para a professora Tania Alves Maciel (Tamikuã Pataxó), que leciona no Colégio Estadual Indígena Aksã Pataxó, em Prado, o seminário está agregando conhecimento. “O seminário está sendo muito produtivo com a participação de vários povos indígenas da Bahia. É importante lembrar que a construção dessas diretrizes é de suma importância para que façamos, de fato, uma educação diferenciada, específica e de qualidade”, afirmou.

A programação do seminário inclui debates sobre as diretrizes da Educação Escolar Indígena e apresentação da proposta das diretrizes ao Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA). Também estiveram presentes no primeiro dia do seminário a diretora do Núcleo Territorial de Itabuna (NTE 5), Rosilene Cavalcante; a diretora do núcleo de Teixeira de Freitas (NTE 7), Maria Dias; e o diretor do núcleo de Eunápolis (NTE 27), André Viana.

Fonte: Secretaria da educação do estado.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Porto Seguro

4º edição do Dia Mundial da Limpeza

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

O Brasil é um dos 180 países que realizará a 4º edição da maior ação cívica mundial –
“World Cleanup Day”

No sábado, 18 de setembro, a campanha World Cleanup day – Dia Mundial da Limpeza, promove mobilização para limpezas ambientais, digitais, mentais e solidárias. As ações serão realizadas em casa e ainda realizará drive-thru para coleta de resíduos em várias cidades do Brasil.

Devido à pandemia da covid-19, a ação terá um formato diferente, a limpeza de praias com mutirões não será realizada, entretanto, será realizado pequenos grupos fechados nas praias.

Confira as praias que serão realizadas a ação e os pontos de encontro:

Em Porto Seguro, as ações de limpeza acontecerão na orla norte, a saber: Praia do Centro, ponto de encontro na Praça das Pitangueiras; Praia Boca da Barra, ponto de encontro no Campo de Futebol de Areia na Orla Norte; Praia de Itacimirim, ponto de encontro, Barraca Manito Praia; Praia de Mundaí, ponto de encontro, Barraca Colher de Pau; Praia de Taperapuan, Ponto de encontro, Cabana Malibú, Cabana Área beach, Barraca Kaiambá, Barraca do Gaúcho; Praia Ponta Grande, Ponto de encontro, Local onde era a antiga barraca do Restaurante Farol da Praia, atual ponto de ambulantes e a Praia do Mutá, Ponto de encontro, Barraca Macuco e Gino Restaurante, Grupo La Torre e também na orla sul, em Arraial, saindo da Praia dos Pescadores às 7:30 até o Bar de Praia Sting, sendo que a triagem será realizada na Praia da Pousada Canto da Alvorada. Haverá também uma apresentação dos drs. Alegria Dajuda e suas turmas às 10h. da manhã no Palco do Sting Bar.

Cada voluntário poderá participar também da campanha da separação dos resíduos,
dentro de sua própria casa, fazendo em seguida o descarte ecologicamente correto nos
Ecopontos e Drive-Thru.

O Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro recebeu este ano o apoio da Secretaria
do Meio Ambiente de maneira muito participativa, cujo apoio se estende a todo
município, participando também a de Serviços Urbanos, Secretaria de Educação e outras
Secretarias.

Ainda, no Dia Mundial da Limpeza, (18), com o apoio da municipalidade será instalado
um Drive-Thru AMBIENTAL no Campo de Futebol de Areia, na Praia Boca da Barra, tendo com objetivo realizar triagem do lixo recolhido das praias.

Para ter acesso a toda programação do evento, acesse o LimpaBrasil.

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16