Conecte-se conosco

Bahia

Ministério do Meio Ambiente inaugura central de tratamento de resíduos em Cabrália

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles participou na sexta-feira (17), da inauguração da Central de Tratamento e Valorização de Resíduos (CTVR) Costa do Descobrimento, localizada no município de Santa Cruz Cabrália (BA). No valor de R$ 50 milhões, a obra se alinha aos objetivos do programa Lixão Zero, eixo da Agenda Ambiental Urbana, lançada em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com capacidade de 550 toneladas por dia, a obra permite a desativação de oito lixões no entorno, atendendo os municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Belmonte. No total, mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega, dentre as quais 385 mil são habitantes da região, além da população flutuante de turistas, de cerca de 150 mil visitantes ao ano.

A CTVR, equipada para tratamento e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde, resíduos de construção civil e resíduos perigosos (Classe I), contribui para alcançar as metas do Marco do Saneamento, sancionado pelo presidente da República em 2020, que obriga o encerramento de todos os lixões do País até 2024.

A unidade do Grupo Naturalle Tratamento de Resíduos ocupa uma área de 75 hectares, e deverá ser operada com os preceitos de ecoeficiência, tratando e valorizando os resíduos recebidos, retornando-os à cadeia produtiva. Um exemplo é a geração de energia ou combustível para indústrias, por meio do reaproveitamento do biogás gerado no aterro.

Programa Lixão Zero

O programa Lixão Zero foi lançado em abril de 2019, como segundo eixo da Agenda Ambiental Urbana. Desde então, o programa vem trabalhando para melhorar a gestão de resíduos sólidos em todo o Brasil, por meio de repasses diretos, avanços regulatórios, acordos de logística reversa, educação ambiental e outras ações.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bahia

MP recomenda à Secretaria de Cultura transparência na divulgação dos concursos públicos

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Pedro Paulo Vilela, recomendou a à Secretaria Estadual de Cultura (SEC) que dê transparência às comunicações relacionadas aos concursos públicos, em especial o edital nº 21/2019 – Setorial de Literatura 2019. Além disso, a SEC deve conceder aos candidatos prazos razoáveis para eventuais alterações de projetos, além de disponibilizar em e-mails cadastrados as atualizações e solicitações pertinentes. “Os concursos devem se realizar com a maior transparência possível, com ampla divulgação de seus editais, portarias, avisos, comunicados e quaisquer outros expedientes relacionados”, destacou o promotor de Justiça.  

No documento, o MP recomenda ainda que a SEC prorrogue o prazo do comunicado de nova alteração do edital  nº 21/2019 – Setorial de Literatura 2019, que foi divulgado no dia 1° com prazo até dia 11 deste mês, disponibilizando o novo prazo no portal e também nos emails dos participantes. “O concurso público é regido pelos princípios da isonomia, impessoalidade, moralidade e eficiência, sendo a forma mais democrática de ingresso no serviço público, e, por conseguinte, deve ser livre de qualquer tipo de influência, apadrinhamento e perseguições. Tem que ser realizado com lisura para possibilitar o ingresso do candidato mais preparado intelectualmente, psicologicamente e fisicamente, caso seja necessário, para o cargo”, ressaltou o promotor de Justiça.

Cecom/MP

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16