Conecte-se conosco

Bahia

Ações de combate a malária se intensificam na região

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

Ao menos 40 casos de malária já foram confirmados em Itabela, o que é considerado um surto. Para evitar que se torne uma epidemia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) montou um laboratório na cidade e está usando inseticida para combater o mosquito transmissor.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Ana Cláudia Nunes, explica quais ações estão sendo feitas, além da aplicação do inseticida para conter o vetor.

“A malária é uma doença de notificação compulsória e ela pode aumentar esse surto. Então, para evitar que haja uma epidemia da doença, a gente encaminhou dois técnicos da Vigilância Epidemiológica do estado para fazer as ações junto ao município e junto à regional: o controle do vetor, o reconhecimento geográfico, educação continuada para os profissionais de saúde e para a população, fazer todos os alertas necessários”, explica.

Ana Cláudia diz ainda que a equipe vai a campo e faz o reconhecimento geográfico da situação.

Já a prefeitura de Itabela através da Secretaria Municipal de Saúde informa e confirma que foram diagnosticados 40 casos de malária na localidade do Assentamento Margarida Alves, onde foi encontrado o mosquito transmissor, pois a malária é de transmissão vetorial.

Todas as medidas de controle já estão sendo adotadas pela prefeitura de Itabela, pois os casos identificados já se encontram em tratamento.

A regiao da Costa do descobrimento não pertence a área endêmica para malária, uma vez que o caso foi introduzido na região após a visita de uma pessoa infectada do norte do país que visitou o referido assentamento.
Os especialistas da secretária de saude de Itabela e a Sesab reforça que não existe risco de transmissão urbana já que o mosquito é de habitat rural.

Da redação Fabio Del Porto

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bahia

Eunápolis inicia vacinação para pessoas a partir de 37 anos

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

A Secretaria de Saúde de Eunápolis, está realizando a vacinação contra a covid-19 para o público a partir de 37 anos. A ação que teve início nesta quarta-feira, 28 de julho, e ocorrerá até a sexta-feira, 30 de julho será um avanço significativo no combate ao coronavírus no município que se destaca na região pelo seu programa de vacinação.

Vale ressaltar que o uso da máscara é obrigatório. O horário da vacinação é das 8h30 às 11h30.

Local de vacinação

  • UBS Wanderley Nascimento – Juca Rosa (manhã)
  • Loja Maçônica 5 de Novembro – Centro (manhã)
  • Loja Maçônica Obreiros de Eunápolis- Centauro (manhã)

Documentos necessários

Os documentos para a vacinação é identificação com foto, carteira de vacina, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16