Conecte-se conosco

Porto Seguro

Site da Prefeitura de Porto Seguro dissemina fake news sobre aniversário da cidade

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

Hoje (30) de junho é feriado municipal em Porto Seguro, em ”comemoração” ao aniversário da cidade e diversos veículos de comunicação, inclusive o site da prefeitura, cometem o erro em propagar a informação, que na verdade é fake news, 30 de Junho não é e nunca foi aniversário de Porto Seguro, muito menos é da data de emancipação política ou territorial.

A despeito do que muitos “acham” e “pensam”, Porto Seguro nunca se emancipou pois nunca, de fato, esteve subordinada a outra municipalidade. Segundo o historiador e colunista do DiBahia, Francisco Cancela, “desde quando a cidade foi criada em data incerta na década de 1530, a vila de Nossa Senhora da Penha de Porto Seguro já tinha características de município, de acordo com as ordenações do reino de Portugal.”

Sendo assim, o que aconteceu realmente foi a elevação da categoria, transformando-se então em cidade, isto se deu devido a nova constituição de 1891, que delegou os Estados à responsabilidade de tratar de questões da organização de Municípios. No Estado da Bahia, houve uma lei de organização municipal, no ano de 1891, que determinou que todas as antigas municipalidades que ainda estavam com títulos de Vila, deveriam agora, se chamar cidade e com isso, formalizar a mesma.

De acordo com o historiador Romeu Fontana, que se dedica a estudar a história de Porto Seguro “Todos os anos a história se repete, já que isso não dá ganhos políticos ou é principalmente, pecuniário, para os gestores. Além disso, os gestores não estão, nem nunca estiveram preocupados com a história da cidade. Estão preocupados com a renda do município e a LDO (Lei de Diretriz Orçamentária).”

A verdade é que, a recorrência da mesma falácia todo ano é só o reflexo da falta de políticas públicas e desconhecimento histórico, já que não há um Arquivo Público Municipal, tampouco um sistema Municipal de Museus. Deveria haver muito mais pesquisas sobre a história da cidade, para que erros assim não aconteçam novamente, ainda mais, que a própria prefeitura não dissemine a desinformação da própria cidade que rege.

veja o que diz a nota oficial da prefeitura

Print da pagina da prefeitura de Porto Seguro – Falta de conhecimento institucionalizado

Matéria por DiBahia News

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Porto Seguro

Outro Bicho-preguiça é achado em obra em P. Seguro

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

Um bicho-preguiça foi resgatado, nesta quarta-feira (28), em uma obra em Porto Seguro.

Segundo informações do G1 os funcionários da obra perceberam a presença do animal e entraram em contato com a Secretaria de Meio Ambiente. Fiscais da secretaria fizeram o resgate do animal, que foi avaliado e apresentou boas condições de saúde.

Este é 3º animal capturado na área urbana de Porto Seguro

Após a captura, o bicho-preguiça foi solto em uma área de mata da cidade.

da redação com G1

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16