Conecte-se conosco

Porto Seguro

Festival Raízes de Porto Seguro supera a expectativa de estabelecimentos inscritos

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

Foram mais de 60 restaurantes inscritos em Porto Seguro e nos distritos de Trancoso, Caraíva e Arraial d’Ajuda

Falta pouco para Porto Seguro oficializar que tem um festival gastronômico para chamar de seu. O Festival Raízes de Porto Seguro começará no dia 30 de junho e vai até 17 de julho. As inscrições encerraram no dia 26 de maio e superou as expectativas dos organizadores. Eram esperados 50 inscritos, mas o evento contará com 62 restaurantes de Porto Seguro e dos distritos de Trancoso, Caraíva e Arraial d’Ajuda.

O festival Raízes presta homenagem à culinária indígena e traz uma série de novidades para se adequar às exigências do período de pandemia. Uma delas é a realização do evento em formato híbrido. Assim, os clientes poderão consumir os pedidos presencialmente ou solicitar o serviço de delivery. O evento contará também com uma programação online no Instagram e YouTube do festival, com a participação de chefs locais que farão releituras de pratos da culinária indígena.

“O Raízes de Porto Seguro tem uma característica muito peculiar e muito própria que é valorizar a cultura e os saberes locais. Porto é o berço do Brasil e não poderia ser diferente, o festival tinha que homenagear os povos originários e sua culinária. Assim, a gente celebra essa influência que é tão presente aqui”, exalta Flávia Goroni, analista Sebrae em Porto Seguro.

Outra novidade do festival foi o suporte dado aos estabelecimentos. Todos os restaurantes passarão por uma consultoria de biossegurança, viabilizada financeiramente pelo Sebrae e Sicoob Costa do Descobrimento. Já o Senac ofereceu mentorias online com o instrutor de hotelaria e chef de cozinha, Uelcimar Santos, para assessorar os restaurantes que precisavam de orientação com os pratos que foram criados especialmente para o festival.

“Não foi a primeira vez que realizamos mentorias, iniciamos esse processo no Festival Esquina do Mundo, que acontece em Arraial d’Ajuda, e funcionou muito bem. Colocamos à disposição dos participantes do Raízes e eles adotaram. O chef conseguiu ir além de como fazer o prato, tratou também da questão de apresentação e da importância da venda adequada do produto”, explica o coordenador de eventos do Senac Porto Seguro, Bruno Fernandes.

Bruno destaca, ainda, que essa troca foi importante e serviu para mostrar para os donos de restaurante e empresários do segmento de alimentos e bebidas, que eles têm o Senac e o Sebrae como aliados nesse processo de reconstrução das suas empresas, no crescimento das vendas e capacitação profissional.

Preparativos

O fácil acesso e disponibilidade de mandioca o ano inteiro, torna essa matéria prima um importante insumo para os restaurantes elaborarem pratos que atendem os mais variados gostos. Nessa perspectiva, esse ingrediente foi a aposta do Chef Gallo, do Restaurante Gallo Porto Seguro, que escolheu o Escondidinho Iracema para representar a gastronomia do estabelecimento no festival. O prato homenageia a mãe do chef, Dona Iracema, sua maior referência no uso de produtos da terra.

Bárbara Figueiredo, sócia e gerente de marketing do Restaurante Gallo, conta que em nove anos, o estabelecimento nunca tinha participado de um festival gastronômico e fala dos seus anseios em fazer parte desse evento.

“A gente fica super feliz de ingressar num trabalho como esse porque, além da visibilidade que dá, faz com que a gente busque melhoria no serviço, busque inovar. Porto Seguro tem uma gastronomia muito rica e, às vezes, fica um pouco engessada e eu acredito que este festival vem gerar criatividade e organização interna. Tudo tem sido conduzido com muita transparência e com organização, o processo está extremamente técnico e profissional, a gente sente credibilidade nesse evento e realmente estamos engajados”, enfatiza Bárbara.

Alex Brito, gerente Sebrae em Teixeira de Freitas, unidade responsável por atender o Extremo Sul do estado, conta que, há alguns anos, o Sebrae realiza e apoia a realização de diversos festivais através dos projetos de Turismo da instituição, tanto na Costa do Descobrimento, quanto na Costa das Baleias. Para ele, enquanto instituição, é uma honra fazer parte de iniciativas como o Festival Raízes de Porto Seguro.

“Uma das primeiras expectativas nossas com o Raízes era na quantidade de restaurantes inscritos e superamos. Agora, a expectativa é que todos os restaurantes passem pela capacitação de biossegurança que trará uma maior segurança alimentar para os clientes e organizadores. Por fim, convido a todos a participarem e esperamos que o festival traga um bom retorno financeiro aos restaurantes”, finaliza Alex.

O Festival Raízes é uma realização da Abrasel, correalização do Sebrae, Senac e Prefeitura de Porto Seguro, com apoio do Sicoob Costa do Descobrimento e da TV Santa Cruz.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Porto Seguro

Abrasel cria regional Costa do Descobrimento

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

Proprietários de bares e restaurantes da Costa do Descobrimento ganharão um importante instrumento de fortalecimento do setor, com a criação do conselho da Abrasel – Costa do Descobrimento. A eleição e constituição da entidade serão realizadas dia 28 de junho, às 16h30, no Sebrae, com apresentação e aclamação de chapa única, escolhida em consenso com lideranças do setor. A participação presencia é exclusiva para os candidatos aos Conselhos. Demais interessados podem participar virtualmente pelo Zoom.

“Com muito trabalho, estamos alcançando essa conquista para o nosso setor, que é um dos mais representativos do Brasil em número de estabelecimentos”, afirma Alex Di Pasquale, conselheiro presidente da entidade. Segundo ele um dos objetivos da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) na região, é desenvolver a cultura do associativismo, fortalecendo a entidade e consequentemente, os empreendimentos do setor.

“Este período que estamos atravessando é um dos piores da história do setor de A&B, um dos mais prejudicados e que mais estão sofrendo. Com esse trabalho estamos trazendo um sinal forte e positivo de esperança para o setor. Queremos ser um canal direto com as instituições e outras entidades”, salienta Alex.

Morocha Club conhecido em Porto Seguro e no mundo; tendência é crescer, conforme as coisas forem melhorando – Com muito trabalho, estamos alcançando essa conquista para o nosso setor, que é um dos mais representativos do Brasil em número de estabelecimentos”, afirma Alex Di Pasquale

Entre as metas, ele enumera ainda o aumento do número de associados e o acesso a linhas de créditos. “Neste momento, precisamos nos recompor, nos reerguer, não é para desistir”, enfatiza Alex, ressaltando que a Abrasel está organizando, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, dois Festivais de Gastronomia: Raízes, em Porto Seguro, de 30 junho a 17 julho, e a terceira edição do Esquina do Mundo, em Arraial d’Ajuda, no mês de Novembro.

A Abrasel Costa do Descobrimento reunirá empreendimentos de Porto Seguro, Arraial d´Ajuda, Trancoso, Caraíva, Cabrália, Eunápolis e Belmonte. Nos termos do Estatuto Social, a chapa que será eleita por aclamação no dia da assembleia, com a seguinte composição:

– Conselheiro-presidente: Alex Di Pasquale (Portinha)

– Conselheiros: Martin Gimenez (Morocha Club) e Giovanni Fabrizio  Abbate (Don Fabrízio); suplentes: Eduardo Oberlaender (Maré) e Caio Santos (Banzé)

– Conselho Fiscal: conselheira-presidente: Ana Carolina Kratz Costa (Bahia Bonita); conselheiro Eder Longas Garcia (Barraca de Pitinga); suplentes: Mariela Sylvia Estevez e Silvia Carmen (Arapati).

Publicado em Jornal do Sol

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16