Conecte-se conosco

Bahia

Escolas estaduais resgatam tradições juninas durante ensino remoto

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

As unidades escolares da rede estadual de ensino resolveram criar estratégias para promover as tradições que fazem parte da cultura dos baianos. Além de abordar a temática durante as atividades curriculares, que estão sendo realizadas em ensino remoto, em algumas escolas, seguindo todos os protocolos de segurança, os estudantes que vão buscar o material impresso, com horário previamente agendado, recebem um kit com produtos juninos para ajudar a amenizar a saudade do arrasta-pé, impossibilitado de acontecer por causa da pandemia.

É o caso do Complexo Integrado de Educação de Itabuna, no sul baiano. A vice-diretora Tereza Cristina Fidelis destaca o valor simbólico da iniciativa. “Como a festa junina é a mais tradicional para nós, uma manifestação cultural que promove o fortalecimento dos vínculos de afetividade, não poderíamos deixar o período passar em branco, mesmo neste momento de afastamento social. Por isso, nossa escola foi toda arrumada e, junto ao material, eles levam um kit com produtos juninos, como pé de moleque, paçoca, pipoca e amendoim”, afirma.

O estudante Iuri Silva Oliveira, 16, do 2º ano do Ensino Médio, ficou surpreso e feliz com a recepção. “Achei incrível a atenção e o carinho que a escola está tendo com seus alunos. Sabemos que é um momento difícil, mas ainda assim os nossos professores e gestores estão cuidando da escola, preparando o ambiente e nos mantendo sempre por perto para, quando pudermos voltar, nos sentirmos acolhidos”.

A aluna Caroline Oliveira, 15, 1º ano do Ensino Médio, também se expressou ao entrar na escola para pegar seu material impresso. “Encontrar a escola arrumada para nos recepcionar foi muito importante porque, apesar de tudo isso que estamos passando, a escola não deixou de pensar no bem-estar dos seus alunos e receber um kit maravilhoso como este significou adoçar um pouco a nossa vida”, disse Caroline.

Já o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador, está preparando a Semana Junina, com instalação de equipamentos voltados à cultura nordestina e postagem de vídeos no Instagram da Escola Parque sobre curiosidades e tradições juninas, além de lives semanais interativas, tendo iniciado nesta terça-feira (8), com yoga. As demais serão nos dias 15, 22 e 29 de junho. “As atividades vão acontecer durante todo o mês de junho. Nosso objetivo é resgatar e reverenciar a cultura popular com a participação de toda a comunidade escolar”, explica o diretor da unidade, Gedean Ribeiro.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bahia

Sucesso absoluto na primeira feira 2021 de adoção de cães e gatos

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

A primeira feira de adoção de cães e gatos deste ano, promovida pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Eunápolis, ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 18 de junho, na praça do Pequi e foi um grande sucesso.

A procura por adoção foi grande. Várias pessoas se deslocaram até a praça na expectativa de adotar um pet, no entanto, mesmo antes do evento acontecer, muita gente procurou o CCZ e antecipou a adoção responsável de vários animais, ficando poucos para serem adotados na feira.

Os animais doados estavam castrados, vacinados e vermifugados; ainda há no CCZ vários cães e gatos em processo de tratamento e serão castrados para posteriormente serem colocados para a adoção. No evento, houve a vacinação de cães e gatos contra raiva.

Dois filhotes de cães e, uma caixa com filhotes de gatos foram deixados no local onde acontecia a feira de adoção (foram abandonados); a equipe do CCZ levou os animais abandonados para serem tratados e depois estarão disponíveis para a adoção responsável.

As pessoas que não conseguiram adotar um animal na feira ocorrida na praça do Pequi, podem ir ao CCZ , localizado no Distrito Industrial, nº 715, às margens da BR 101 e pleitear a adoção responsável.
.
.
Sucom – Prefeitura de Eunápolis

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16