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Bahia

Amargosa registra novo tremor de terra; moradores relatam terem sentido abalo

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Segundo o site G1, Amargosa, no recôncavo da Bahia, na noite de sábado (5). De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a região, o tremor teve magnitude preliminar calculada em aproximadamente em 1.3 mR.

Segundo o LabSis, moradores da região entraram em contato com o laboratório e relataram sentir o tremor de terra, que aconteceu por volta das 23h30.

O laboratório informou ainda que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra na Bahia e também em outras localidades da região Nordeste do país.

O último abalo registrado no município ocorreu no dia 17 de maio, de magnitude preliminar 1.8 mR. Diversas pessoas também relataram ouvir um forte estrondo decorrente do evento.

No dia 3 de maio, o município também teve tremor de terra, de magnitude preliminar de 1,4 mR.

Área em que o tremor foi registrado, na cidade de Amargosa, na noite de sábado (5)  — Foto: Divulgação/ Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Área em que o tremor foi registrado, na cidade de Amargosa, na noite de sábado (5) — Foto: Divulgação/ Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Além de amargosa, outras cidades da Bahia registraram tremores de terra em 2021. Em abril, uma ocorrência foi registrada em Dias D’Ávila, na região metropolitana de Salvador.

Em Jacobina, no norte do estado, o LabSis revelou dois tremores, no dia 18. O primeiro abalo sísmico aconteceu por volta da 16h36 e teve magnitude de 2,2. Já o segundo, ocorreu às 18h07 com magnitude de 1,7.

Dois dias depois, foi a vez do município de Itagibá, sudoeste da Bahia, registrar um tremor com magnitude preliminar de 2,2. Já no dia 23, Jaguarari, centro-norte da Bahia, registrou um abalo sísmico com magnitude de 1,7. Além desses, outros tremores foram registrados na Bahia.

Em entrevista ao podcast “Eu Te Explico”, do G1 BA, o coordenador do LabSis, Aderson Nascimento, falou sobre a frequência dos abalos na Bahia.

“Em média, não existe razão nenhuma pra gente pensar que a sismicidade de uma hora pra outra ela aumenta. Ela aumenta e diminui. Quando você pega um certo intervalo de tempo, em média, é sempre a mesma. Não tem nenhuma razão para pensar que ela aumentou. O que aumentou, de fato, isso é notável, é a nossa capacidade de monitoramento e detecção”.

Por G1

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Bahia

SAC realizou mais de 1,5 mil atendimentos por vídeochamada em 2021

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A Rede SAC realizou 1.507 atendimentos por vídeochamada para serviços do Planserv e do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), de janeiro a maio de 2021. Implantado desde agosto de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o novo modelo de atendimento apresenta números expressivos na procura pelos cidadãos. A nova modalidade oferece 15 serviços do Planserv e do Ceprev. 

O serviço de vídeochamada mais solicitado no Planserv foi o de isenção de biometria, com 493 registros, além da movimentação cadastral, que teve 84 atendimentos. Já no Ceprev, a solicitação de 2ª via de contracheque liderou os atendimentos por vídeo-chamada com 362, seguido por pensão por morte e isenção de Imposto de Renda, com 191 e 141 registros, cada.  

Para a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, o principal benefício para as pessoas com essa nova modalidade de atendimento no SAC é a comodidade e praticidade. “O cidadão pode utilizar serviços públicos do seu interesse e esclarecer dúvidas sem precisar se deslocar, além de reduzir a quantidade de pessoas dentro dos postos SAC, diminuindo a disseminação do coronavírus”, ressaltou. 

O atendimento na Rede SAC é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).  

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados ao se dirigem ao SAC. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

Fonte: Ascom/ Saeb

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