Conecte-se conosco

Sociedade

Superlua e eclipse total lunar ao mesmo tempo

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

ESPECIAL SUPER LUA – Acompanhe conosco entre 25 e 26 de maio ocorre um evento astronômico especial: uma superlua quer será totalmente eclipsada, ou um eclipse total lunar de uma superlua. Rigorosamente são dois eventos, uma superlua e o eclipse lunar total. Matéria especial por Clima Tempo

O eclipse da superlua vai ocorrer na madrugada de 26 de maio de 2021. Então, para ver a superlua eclipsada, você terá que fazer o galo cantar mais cedo e pular da cama.  Mas justamente nos estados que terão a melhor visualização do evento, a madrugada será fria por causa da presença do ar polar sobre o país, ou terá pancadas de chuva. 

professor Marcos Calil, parceiro da Climatempo para o conteúdo de Astronomia, fará uma live na madrugada de 26 de maio, com início às 4h30, para a cobertura a superlua eclipsada.


Neste vídeo, que foi gravado em uma live no dia no dia 18/5/2021, Calil explica a superlua e o eclipse lunar. As explicações começam aos 41 minutos, aproximadamente. 

Superlua de 26 de maio


A superlua de 26 de maio poderá ser observada também ao anoitecer do dia 26 de maio, pouco antes do pôr do Sol. Para apreciar o evento, olhe para o horizonte leste, que é o oposto em relação ao pôr do Sol. A superlua estará nascendo ao anoitecer, enorme, linda! Mas no anoitecer do dia 26 de maio, quarta-feira, você verá só a superlua. Não tem mais eclipse lunar.

A superlua de 26 de maio é o segundo evento de superlua com Lua cheia de 2021. O primeiro ocorreu em 27 de abril. Em novembro e dezembro vão ocorrer as superluas com a Lua nova.

O que é uma superlua?

A primeira coisa que é preciso saber é que este nome “superlua” não é adotado oficialmente pelos astrônomos.

Dizemos que uma Lua cheia (ou nova) é uma superlua quando a fase da lua cheia (100% do disco lunar iluminado) acontece próxima do horário em que a lua estará passando pelo perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra.

Quando ocorre esta combinação, para quem olha da Terra, a Lua vai parecer maior e mais brilhante do que realmente é. A superlua também ocorre com a Lua nova. Este ano, as superluas com a Lua nova vão ocorrer em novembro e em dezembro.

Esquema explicativo do que é o apogeu e o perigeu lunar

Dia e hora do perigeu e Lua cheia

O perigeu lunar será no dia 25 de maio, às 22h49, pelo horário de Brasília. A Lua cheia (100% do disco lunar iluminado) ocorre em em 26 de maio, às 8h14, pelo horário de Brasília. A diferença é que entre a hora do perigeu e a fase cheia é de apenas 14h

Hora do perigeu e da Lua cheia em 25 e 26/5/2021

Eclipse lunar de 26/5/2021

O que é um eclipse lunar? 

Um eclipse lunar é a ocultação de parte ou de todo o disco lunar pela sombra da Terra. O eclipse lunar ocorre quando temos um alinhamento Sol – Terra – Lua. Isto é, o planeta Terra fica entre o Sol e a Lua. É a sombra da Terra que encobre (escurece) o disco lunar.

3 tipos de eclipse lunar

eclipse lunar pode ser total, parcial ou penumbral.

No eclipse lunar total, todo o disco lunar fica totalmente escurecido, em geral com uma cor avermelhada ou até em tons de marrom.

No eclipse lunar parcial, apenas uma porção do disco lunar fica escurecido.

Neste tipo de eclipse vemos o uma “mordida”, em um pedaço cortado do disco lunar, que é justamente a parte que fica escurecida.

O tamanho desta porção escurecida vai depender da posição geográfica do observador e varia de um eclipse para outro. 

Já no eclipse lunar penumbral, o disco lunar apenas perde um pouco do brilho e muitas vezes nem dá para perceber isso em locais com muita iluminação artificial.

Em um mesmo episódio de eclipse, algumas regiões do planeta observam um eclipse total, outras parcial, em outras o eclipse ocorre na forma penumbral e algumas regiões do planeta não conseguem observar nada do evento astronômico. 

Saiba tudo sobre eclipses, que não acontecem só com a Lua!

Eclipse total lunar de 26/5/2021

O mapa abaixo feito pelo professor Marcos Calil mostra quando e o quanto cada estado do Brasil poderá ver do eclipse lunar do dia 26/5/2021, que ocorre na madrugada de 26/5/2021. Quanto mais a oeste, maior será a porção eclipsada da Lua. Assim, no caso do Brasil, as áreas mais privilegiadas para ver este eclipse, que verão a maior parte do disco lunar realmente escurecido, estão no Acre e no extremo sudoeste do Amazonas.

Visualização do eclipse lunar de 26/5/2021 no Brasil

Um dos locais que verão a maior porção da lua eclipsada na madrugada de 26 de maio é a cidade de Marechal Thaumaturgo, no centro-oeste do Acre. Veja como ficará o aspecto da Lua eclipsada por lá

Representação da visualização do eclipse lunar parcial em Marechal Thaumaturgo (AC)

Neste link do site timeanddate.com, você poderá saber como será o eclipse lunar de 26/5/2021 na sua cidade. Se ela não constar das possibilidades, tente uma cidade próxima

Condições meteorológicas para ver o eclipse lunar parcial

Nas áreas onde será possível ver o eclipse lunar na forma parcial, a previsão é de que a noite do dia 25 de maio e a madrugada do dia 26 seja com muita nebulosidade e condições para chuva no norte do Paraná, no centro-oeste e sudoeste de São Paulo e em parte do leste de Mato Grosso do Sul. 

Também tem previsão de muitas nuvens e risco de chuva no Acre, norte de Rondônia, Amazonas e Roraima, incluindo as capitais. Acre, Rondônia e o sudoeste/sul do Amazonas são as áreas no Brasil onde ocorrerá a maior porcentagem do disco lunar eclipsado. Mas infelizmente a visualização do evento poderá será bastante prejudicada pelo excesso de nebulosidade.

Áreas do centro-oeste e sul de Rondônia e de Mato Grosso, na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, incluindo as capitais Cuiabá e Campo Grande, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão boas condições meteorológicas para apreciação do eclipse lunar na forma parcial. O céu não estará totalmente livre de nuvens, mas o tipo e a quantidade de nuvens não deve atrapalhar muito a visualização da superlua eclipsada. 

Já na região de Curitiba, no centro-sul e oeste do Paraná, a nebulosidade será grande e poderá atrapalhar a apreciação do eclipse

Condições meteorológicas para áreas com eclipse penumbral

Para a Grande São Paulo, para o centro, leste e norte do estado de São Paulo (inclui região de Santos e todo o litoral, Campinas, Sorocaba, Piracicaba, Bauru, São Carlos e Ribeirão Preto), no centro, sul e leste de Minas Gerais, no estado do Rio De Janeiro e no Espírito Santo, incluindo as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de Vitória, a previsão é de muita nebulosidade e risco de chuva. A visualização do eclipse penumbral será prejudicada.

No oeste e norte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Tocantins, no interior da Bahia, do Piauí e do Maranhão, incluindo as capitais Goiânia, Brasília e Palmas, a previsão é de um céu com pouca nebulosidade e sem risco de chuva, permitindo uma boa visualização do eclipse penumbral. Mas é preciso lembrar que a forma penumbral (apenas redução do  brilho da lua) não é muito nítida e fácil de ver.

A observação do eclipse penumbral no Pará, no Amapá e no norte do Maranhão, incluindo as capitais, deve ser prejudicada pela nebulosidade e pancadas de chuva. 

Quem poderá ver o eclipse lunar total?

O eclipse lunar de 26 de maio vai ocorrer na madrugada e nenhuma área do Brasil verá o eclipse 100% total. Porém, o estado do Acre terá observação mais privilegiada e mais próxima do eclipse total.

Quem poderá ver o eclipse lunar parcial?

Estados do RS, SC, PR, oeste/sudoeste de SP, o MS, quase todo o MT, o extremo sul de GO, RO, AC, AM, RR e o sudoeste do PA verão este eclipse lunar como parcial.

Quem poderá ver o eclipse lunar penumbral?

O centro, sul, leste e norte de SP, RJ, MG, ES, a maioria das áreas de GO, o DF, extremo nordeste de MT, TO, quase todo o PA, o AP, quase todo o MA, a maioria das áreas do PI e da BA

Quem não verá o eclipse de nenhuma forma?

O extremo norte e o leste/nordeste do PI, CE, RN, PI, PE, AL, SE e o nordeste da BA.

Capitais brasileiras que verão um eclipse lunar parcial em 26/5/2021

As capitais Porto AlegreFlorianópolis, Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto VelhoRio BrancoManaus e Boa Vista são as que verão o eclipse lunar do dia 26 de maio de 2021 como um eclipse lunar parcial.

As imagens abaixo produzem o aspecto visual da Lua cheia parcialmente eclipsada nestas capitais brasileiras, de acordo com o site timeanddate.com. A cor avermelhada representa a porção do disco lunar que estará escurecido (eclipsado).  Rio Branco, capital do Acre, é a que verá a maior porcentagem da Lua eclipsada

Aspecto da Lua cheia no eclipse parcial de 26/5/2021 em capitais brasileiras

Aspecto da Lua cheia no eclipse parcial de 26/5/2021 em capitais brasileiras

Capitais brasileiras que verão um eclipse lunar penumbral em 26/5/2021

As capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Palmas, BelémMacapá, São Luís e Teresina são as que verão o eclipse lunar do dia 26 de maio de 2021 como um eclipse penumbral. O aspecto da Lua cheia será apenas de uma diminuição do brilho.

Capitais brasileiras que não verão o eclipse lunar de 26/5/2021

As capitais SalvadorAracajuMaceióRecifeJoão PessoaNatal e Fortaleza não verão o eclipse lunar de 26 de maio de 2021.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sociedade

Pastora arruma segunda esposa para marido pastor após revelação

Publicado

em

Por

Pastores Éden Asvolinsque e Fernanda Asvolinsque e nova esposa
Voiced by Amazon Polly

De posse dessa ‘promessa mortal’, a pastora já arrumou a sua substituta para se casar com o seu esposo pastor.

A pastora Fernanda Asvolinsque, de 43 anos, que lidera com o seu esposo, o pastor Éden Asvolinsque, a Igreja Juventude de Cristo em Barra Mansa (RJ), desta vez foi longe demais.

O casal está sendo alvo de muitas críticas desde que a pastora arrumou uma jovem para ser a segunda esposa do seu marido.

A justificativa da religiosa é que, em novembro de 2020, ela recebeu uma revelação de Deus, de que está sendo preparada para ser ‘colhida’ da terra em 2021, ou seja, vai morrer esse ano.

De posse dessa ‘promessa mortal’, a pastora já arrumou a sua substituta para se casar com o pastor, quando ela for para o plano espiritual.

Fernanda afirma que está muito doente, mas que não irá ao médico, porque a vontade de Deus é de que ela morra esse ano.

“Deus disse a mim desde novembro, que está me preparando, porque Ele vai me colher nesse ano. Eu tô com paz na minha alma, estou bem resolvida em relação a tudo isso… Agora era o momento de vocês blindarem o pastor, blindarem a minha casa, blindarem a minha família, blindarem a igreja… Eu ouvi, eu sei o que Deus falou pra mim”, disse a pastora.

As declarações da pastora geraram polêmica no meio evangélico, e muitos acreditam, inclusive, que tudo não passa de uma armação do casal que, supostamente, curte um relacionamento a três. Ou que até mesmo estão separados, mas não querem tornar público, para não perder os fiéis e seus dízimos.

Após muitas críticas e insinuações contra o casal de pastores, que agora é um trisal, a pastora Fernanda desabafou nos Stories do seu Instagram.

Veja o vídeo na integra.

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16