Conecte-se conosco

Bahia

Casal baiano é preso pelo FBI acusado de esquema de estelionato nos EUA

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

Operação prendeu 19 brasileiros que criavam contas em apps de transporte usando identidades roubadas

Dezenove brasileiros foram presos em Massachusetts, Boston, nos Estados Unidos acusados de um esquema de estelionato que vitimou mais de 2 mil pessoas na América do Norte. Entre os presos, está um casal de baianos, naturais do município de Vitória da Conquista: Wemerson Dutra Aguiar, 25, e Priscila Barbosa, 35.

O esquema operava em todos os Estados Unidos criando contas fraudulentas em aplicativos de entrega e transporte. As contas eram criadas utilizandos identidades roubadas e vendidas para motoristas que não possuiam as qualificações necessárias para operar nesse tipo de serviço. 

De acordo com o Departamento de Justiça do distrito de Massachusetts, o esquema também contava com a criação e uso de bots automatizados e tecnologia de falsificação de GPS para aumentar o dinheiro recebido com as contas fraudadas. O governo estadunidense estima que mais de 2 mil pessoas foram roubadas e tiveram as identidades utilizadas no esquema.

O esquema era operado desde janeiro de 2019, com os conspiradores fraudando pelo menos cinco empresas de transporte e entrega nos EUA. O esquema envolvia a obtenção de imagens das carteiras de habilitação e números do Seguro Social das vítimas, a criação de contas fraudulentas de motoristas usando esses identificadores e o aluguel ou venda dessas contas.

Procurador em exercício dos EUA, Nathaniel R. Mendell afirma que os criminosos se aproveitaram principalmente do atual momento em que milhões de pessoas dependem desse tipo de serviço para se locomover ou receber comida para tocar o esquema.

“Uma série de pessoas sem as qualificações mínimas e não elegíveis para trabalhar nos EUA foram aptos de forma ilegal. Elas trabalhavam burlando por exemplo a verificação de antecedentes criminais”, disse o procurador antes de encorajar que as vítimas entrem em contato com o escritório.

Agente encarregado do FBI na divisão de Boston, Joseph R. Bonavolonta afirma que os 19 brasileiros arrastaram milhares de pessoas inocentes para o esquema criminoso buscando uma maneira fácil e rápida de fazer dinheiro. Ao tomar essa medida, comprometeram a segurança pública ao eventualmente colocar até criminosos no volante.

O casal baiano pode pegar até 20 anos de prisão. A depender do comportamento na cadeia, podem ter três anos de condicional, além de precisarem pagar multa de 250 mil dólares ou duas vezes o ganho bruto do crime. 

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bahia

Sucesso absoluto na primeira feira 2021 de adoção de cães e gatos

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

A primeira feira de adoção de cães e gatos deste ano, promovida pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Eunápolis, ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 18 de junho, na praça do Pequi e foi um grande sucesso.

A procura por adoção foi grande. Várias pessoas se deslocaram até a praça na expectativa de adotar um pet, no entanto, mesmo antes do evento acontecer, muita gente procurou o CCZ e antecipou a adoção responsável de vários animais, ficando poucos para serem adotados na feira.

Os animais doados estavam castrados, vacinados e vermifugados; ainda há no CCZ vários cães e gatos em processo de tratamento e serão castrados para posteriormente serem colocados para a adoção. No evento, houve a vacinação de cães e gatos contra raiva.

Dois filhotes de cães e, uma caixa com filhotes de gatos foram deixados no local onde acontecia a feira de adoção (foram abandonados); a equipe do CCZ levou os animais abandonados para serem tratados e depois estarão disponíveis para a adoção responsável.

As pessoas que não conseguiram adotar um animal na feira ocorrida na praça do Pequi, podem ir ao CCZ , localizado no Distrito Industrial, nº 715, às margens da BR 101 e pleitear a adoção responsável.
.
.
Sucom – Prefeitura de Eunápolis

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16