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Governo do Estado firma parceria para ampliar oferta de crédito aos microempreendedores baianos

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O Governo do Estado concretizou cooperação técnica na tarde desta quarta-feira (12), por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (Desenbahia), com a União dos Prefeitos da Bahia (UPB) para levar linha de crédito aos microempreendedores baianos. A partir da assinatura do termo, realizada na sede da UPB, a expectativa é de que a Desenbahia consiga instalar postos de atendimento em todos os 417 municípios. Atualmente, são 183 postos em funcionamento, nos quais é possível aos microempreendedores acessarem o CrediBahia, linha de crédito que varia de R$ 500 a R$ 21 mil.

De acordo com a Setre, a iniciativa pretende financiar e capacitar gerencialmente os empreendedores de micro e pequenos negócios informais ou formais (CNPJ/MEI) das atividades de produção, comércio e de serviços. “A expectativa é de que a partir da relação com as prefeituras, a gente consiga ampliar a disponibilização da linha de crédito aos microempreendedores. A universalização de uma política pública como essa a partir de uma parceria forte entre os envolvidos”, pondera o chefe de gabinete da Setre, Juremar de Oliveira.

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O programa de microcrédito empresta dinheiro para todas as modalidades de crédito como investimento fixo, capital de giro e misto, com juros de 2% ao mês. O prazo de pagamento é de até 24 meses, com direito a até seis meses de carência. Este ano, o valor do investimento da linha de crédito contou com um aporte extra de R$ 50 milhões, por meio do programa Estado Solidário, totalizando R$ 100 milhões disponíveis para empréstimo aos micro e pequenos empreendedores.

O presidente da Desenbahia, Francisco Miranda, explica que, para acessar a linha de crédito, é necessário ter mais de 18 anos, atuar há mais de seis meses no seu ramo e não pode faturar mais de R$ 360 mil por ano. “Para 2021, o Governo do Estado destinou R$ 100 milhões para financiar os pequenos produtores nos diversos municípios. A intenção é que os municípios tenham acesso ao financiamento produtivo porque isso muda a vida dos microempreendedores. Esperamos alcançar 25 mil microempreendedores neste ano”.

Repórter: Jairo Gonçalves

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SAC realizou mais de 1,5 mil atendimentos por vídeochamada em 2021

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A Rede SAC realizou 1.507 atendimentos por vídeochamada para serviços do Planserv e do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), de janeiro a maio de 2021. Implantado desde agosto de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o novo modelo de atendimento apresenta números expressivos na procura pelos cidadãos. A nova modalidade oferece 15 serviços do Planserv e do Ceprev. 

O serviço de vídeochamada mais solicitado no Planserv foi o de isenção de biometria, com 493 registros, além da movimentação cadastral, que teve 84 atendimentos. Já no Ceprev, a solicitação de 2ª via de contracheque liderou os atendimentos por vídeo-chamada com 362, seguido por pensão por morte e isenção de Imposto de Renda, com 191 e 141 registros, cada.  

Para a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, o principal benefício para as pessoas com essa nova modalidade de atendimento no SAC é a comodidade e praticidade. “O cidadão pode utilizar serviços públicos do seu interesse e esclarecer dúvidas sem precisar se deslocar, além de reduzir a quantidade de pessoas dentro dos postos SAC, diminuindo a disseminação do coronavírus”, ressaltou. 

O atendimento na Rede SAC é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).  

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados ao se dirigem ao SAC. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

Fonte: Ascom/ Saeb

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