Conecte-se conosco

Bahia

APES parabeniza Eunápolis pelos seus 33 anos de emancipação

Publicado

em

Voiced by Amazon Polly

Na próxima sexta-feira, 12 de maio, o município de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, completa 33 anos de emancipação político-administrativa.

Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 114.396 habitantes, sendo então a 16ª cidade mais populosa do estado.

Segundo os registros históricos, a cidade foi iniciada a partir da finalização da construção do ramal de acesso (hoje BR-367), da cidade de Porto Seguro, atual BR-101, quando os garimpeiros, como eram chamados os profissionais que construíam estradas usando pás picaretas e galeotas, construíram choupanas para abrigarem-se, esperando pela chegada das empreiteiras que iriam dar continuidade à construção da estrada principal, naquele momento interrompida.

Conhecido inicialmente como km 64, que era a distância de Porto Seguro ao entroncamento da futura BA-2, foi também chamado de Nova Floresta e Ibiapina. O vilarejo cresceu bastante, chegando a ser conhecido, já com o topônimo de Eunápolis, como o “Maior Povoado do Mundo”.

Origem do nome

O nome da cidade é uma homenagem ao engenheiro Eunápio Peltier de Queiróz, secretário estadual de Viação e Obras públicas da época (1954), responsável pela aquisição de 100 hectares de terras compradas de Ivan de Almeida Moura, doando-as para a formação do povoado, cujo perímetro situava-se sobre os municípios de Porto Seguro (20%) e Santa Cruz Cabrália (80%), tendo sido seu território criado nas mesmas proporções quando da sua emancipação, por força da Lei Estadual de 12 de maio de 1988. A sede ganhou status de cidade, através da lei que criou o município.

APES parabeniza Eunápolis

E neste 33º aniversário da cidade de Eunápolis, a Associação dos Municípios do Extremo Sul da Bahia (APES) celebra, com grande alegria, essa tradição e sucesso que o município dispõe.

Para a APES, Eunápolis segue como uma das principais cidades da região, repleta de gente aguerrida, que luta por seus objetivos e, a cada manhã, renova as esperanças de construir uma Eunápolis melhor a cada dia.

Por |Jornal O Sollo / Informações de APES

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bahia

Sucesso absoluto na primeira feira 2021 de adoção de cães e gatos

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

A primeira feira de adoção de cães e gatos deste ano, promovida pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Eunápolis, ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 18 de junho, na praça do Pequi e foi um grande sucesso.

A procura por adoção foi grande. Várias pessoas se deslocaram até a praça na expectativa de adotar um pet, no entanto, mesmo antes do evento acontecer, muita gente procurou o CCZ e antecipou a adoção responsável de vários animais, ficando poucos para serem adotados na feira.

Os animais doados estavam castrados, vacinados e vermifugados; ainda há no CCZ vários cães e gatos em processo de tratamento e serão castrados para posteriormente serem colocados para a adoção. No evento, houve a vacinação de cães e gatos contra raiva.

Dois filhotes de cães e, uma caixa com filhotes de gatos foram deixados no local onde acontecia a feira de adoção (foram abandonados); a equipe do CCZ levou os animais abandonados para serem tratados e depois estarão disponíveis para a adoção responsável.

As pessoas que não conseguiram adotar um animal na feira ocorrida na praça do Pequi, podem ir ao CCZ , localizado no Distrito Industrial, nº 715, às margens da BR 101 e pleitear a adoção responsável.
.
.
Sucom – Prefeitura de Eunápolis

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16