Conecte-se conosco

Bahia

Começa nova etapa de matrícula para alunos novos na rede estadual nesta segunda-feira (5)

Publicado

em

Dando seguimento ao calendário de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2020/21, que vai até o dia 14 de abril, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) inicia, nesta segunda-feira (5), uma nova etapa do processo para alunos novos e transferência para estudantes da rede que desejam mudar de escola. A matrícula está ocorrendo por blocos de municípios e Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e os pais ou estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação. Nesta etapa, que vai até o dia 8 de abril, a ação envolve estudantes de 125 municípios de sete Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A relação dos municípios correspondentes a cada NTE e os telefones das escolas também estão disponíveis no Portal da Educação. Quem é aluno da rede estadual já teve a matrícula renovada automaticamente.

A matrícula para alunos novos pode ser feita pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC Digital (disponível, gratuitamente, nos sistemas Android e IOS). Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser realizada em qualquer escola da rede estadual, mesmo não sendo aquela que o estudante vá estudar, mediante agendamento prévio por telefone. Este também é o critério para os estudantes que são da rede e queiram mudar de escola.

A matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino, no ano letivo de 2020, cujas escolas não oferecem a série subsequente, será de 6 a 8 de abril. Já para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental, a matrícula nova será no dia 8 e, para o Ensino Médio, nos dias 7 e 8.

Este terceiro bloco de matrículas contempla os seguintes NTEs: Ribeira do Pombal (NTE 17); Alagoinhas (NTE 18); Feira de Santana (NTE 19); Vitória da Conquista (NTE 20); Santo Antônio de Jesus (NTE 21); Jequié (NTE 22); e Santa Maria da Vitória (NTE 23). Dentre as cidades, destacam-se: Aporá, Esplanada, Rio Real, São Felipe, Ubatã e Varzedo, entre outras.

Como fazer a matrícula on-line

Para fazer a matrícula on-line, o estudante deve fazer o cadastro no SAC Digital. Basta acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet e clicar na opção “Cadastre-se”. Caso prefira, o estudante pode fazer seu cadastro no aplicativo SAC Digital. O app está disponível para celulares Android e iOS. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável.

Na internet ou no app, será necessário preencher os dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em “Avançar”. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do estudante e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última página.

Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital para a ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em “Entrar”, fornecendo senha e login, e buscar o serviço “Solicitar matrícula para aluno novo”.

Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisarão apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da Cédula de Identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bahia

Planserv investe na ampliação de ações de promoção à saúde durante o ano 2021

Publicado

em

Por

Voiced by Amazon Polly

Prevenir doenças por meio de um estilo de vida saudável e do acesso à informação são maneiras eficientes de cuidar da saúde dos beneficiários. Sabendo disso, o Planserv está investindo na ampliação de suas ações virtuais de promoção à saúde durante todo ano de 2021. 

Grupos Educativos, com intuito de sensibilizar os participantes quanto às mudanças de hábitos que auxiliam na melhora da qualidade de vida; ciclos de palestras on-line, oferecendo atualização de informações sobre o Coronavírus e seus impactos na população; Curso de Gestantes e Cuidados com Recém-Nascidos, fortalecendo a autoconfiança das grávidas e familiares para as fases da gestação, do parto e do puerpério: esses são apenas alguns exemplos de ações disponibilizadas pela assistência, com o intuito de oferecer atenção integral e qualificada à saúde do beneficiário. 

Segundo Socorro Brito, coordenadora-Geral do Planserv, “no momento atual da pandemia, é muito importante para a nossa assistência incentivar os beneficiários a manter a boa saúde, tanto física quanto mental. Os cuidados devem ser redobrados e os eventos virtuais possibilitam o acesso a informações e orientações”. 

O modo on-line das reuniões não é um empecilho para conquistar a adesão dos nossos beneficiários. “Obrigada por essa experiência maravilhosa”, atesta Elis Santos, participante do Curso de Gestantes e Cuidados com Recém-Nascidos.   

Para os beneficiários que tenham interesse em participar dos nossos eventos virtuais, é só ficar atento ao site do Planserv https://www.planserv.ba.gov.br/ e às divulgações em suas instituições de origem. 

Fonte: Ascom/ Saeb

Continue lendo

Copyright © 2021 DiBahia CNPJ: 41.275.067/0001-16