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Léo Prates revela queda nos pedidos de regulação para leitos de UTI em Salvador, mas alerta para número de internados alto

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Segundo Léo Prates, nesta terça-feira (23), 62 pessoas aguardavam leitos na capital baiana. Número na segunda-feira (22) era 99.

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, disse em entrevista realizada na edição desta terça-feira (23) do Jornal da Manhã, que o número de solicitações para transferência de pacientes com Covid-19 para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Salvador diminuiu em relação aos últimos dias.

Segundo Léo Prates, nesta terça, 62 pessoas aguardavam leitos na capital baiana. O número na segunda-feira (22) era 99.

“Chegamos a patamares do pico da primeira onda, e hoje chagamos a metade do que tivemos na primeira onda. O indicador ainda é muito duro, estamos trabalhando até zerar fila. Temos 87% de taxa de ocupação leito de UTI. O que nos interessa é conseguir vagar leitos de UTI e leitos clínicos. Ontem regulamos 99 pessoas, acredito que nos próximos oito a dez dias, a gente consiga sentir um reflexo na rede hospitalar de Salvador das medidas de restrição”, disse.

Durante a a entrevista, o secretário lembrou que a fila para leitos de UTI na capital baiana chegou a ter 149 pessoas.

“Há cerca de 20 dias, foi a quinta-feira mais difícil da minha vida,149 solicitações de regulação. Nós rapidamente colocamos poltronas nos corredores da UPA, macas, respiradores que sustentam só um cilindro de de oxigênio para que todos tivessem atendimento, com receio do que pudesse vir a acontecer”, contou Léo Prates.

“Nós já voltamos com patamares da primeira onda, de cerca de metade do que nós tivemos aqui na primeira onda, porém nós temos indicadores que ainda são muito duros e eu me refiro a taxa de ocupação de UTI”.

Léo Prates revelou que espera que o sistema de saúde de Salvador consiga ter um “respiro” em oito a 10 dias.

“Na realidade eu acredito que nos próximos 10, oito dias, a gente já consiga alcançar um reflexo na rede hospitalar de Salvador. Lembrando que a rede hospitalar privada também teve problemas, então em determinado momento, o sistema de saúde perdeu o complemento, um suplemento, como alguns chamam, importante da rede pública e agora com essa diminuição, a gente espera voltar a contar com a participação efetiva do sistema privado no atendimento da população”, afirmou.

O gestor também pontuou que o processo de vacinação segue para idosos de 71 anos ou mais e que a imunização para os trabalhadores da saúde foi suspenso nesta semana. A medida é para reduzir a faixa etária de imunização entre os idosos. A SMS espera vacinar idosos de 69 anos a partir da próxima quinta-feira (25).

“Idosos de 90 ou mais, tinha no meu sistema 6.513, com o recadastramento, passamos a ter 7.816, e já vacinamos mais de 12 mil idosos. Estamos vendo pelo sistema de sucesso, muita gente migrando para cá, inclusive de outros estados”, revelou Léo Prates.

Fonte: G1.

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SAC realizou mais de 1,5 mil atendimentos por vídeochamada em 2021

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A Rede SAC realizou 1.507 atendimentos por vídeochamada para serviços do Planserv e do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), de janeiro a maio de 2021. Implantado desde agosto de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o novo modelo de atendimento apresenta números expressivos na procura pelos cidadãos. A nova modalidade oferece 15 serviços do Planserv e do Ceprev. 

O serviço de vídeochamada mais solicitado no Planserv foi o de isenção de biometria, com 493 registros, além da movimentação cadastral, que teve 84 atendimentos. Já no Ceprev, a solicitação de 2ª via de contracheque liderou os atendimentos por vídeo-chamada com 362, seguido por pensão por morte e isenção de Imposto de Renda, com 191 e 141 registros, cada.  

Para a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, o principal benefício para as pessoas com essa nova modalidade de atendimento no SAC é a comodidade e praticidade. “O cidadão pode utilizar serviços públicos do seu interesse e esclarecer dúvidas sem precisar se deslocar, além de reduzir a quantidade de pessoas dentro dos postos SAC, diminuindo a disseminação do coronavírus”, ressaltou. 

O atendimento na Rede SAC é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).  

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados ao se dirigem ao SAC. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

Fonte: Ascom/ Saeb

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